quarta-feira, 15 de outubro de 2014

França : Eleições municipais – anulações – SALLES

         Veremos hoje mais uma cidade francesa em que a eleição municipal de março deste ano foi anulada.
4. SALLES
            Salles é uma pequena cidade situada no sudoeste da França, no departamento Gironde (33), na região Aquitaine. A população é de cerca de 6.271 habitantes. Na eleição municipal de 2014, havia 4.654 eleitores inscritos. Desses, votaram 72,35%, isto é, 3.367. Houve 3.187 votos válidos.
            O Tribunal Administrativo de Bordeaux, em decisão de 5 de junho, anulou a eleição municipal na comuna de Salles, acompanhando as conclusões do relator apresentadas em fim de maio.
O atual prefeito, Luc Dervillé, foi eleito no primeiro turno com 50,1% dos votos, e com apenas 7 votos a mais do que o segundo colocado, o prefeito anterior e socialista Vincent Nuchy.  
            O Tribunal não apenas anulou a eleição como também declarou inelegível um dos membros da lista do candidato eleito, uma policial de Pessac, inelegível em razão do cargo. Além disso, o Tribunal considerou  que a data para o encerramento da campanha não foi respeitado – correligionários do candidato vitorioso teriam feito campanha no mercado da cidade na véspera da eleição. E houve também uma distribuição de panfletos anônimos, considerados difamatórios contra o prefeito anterior, distribuídos em algumas caixas de correio. O prefeito eleito nega ter sido o autor. 
          O prefeito eleito interpôs recurso da decisão do Tribunal de Bordeaux perante o Conselho de Estado, que deve julgar a questão em 6 meses. Como o recurso tem efeito suspensivo, o prefeito eleito continua a exercer plenamente suas funções.