quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Brasil : Principais propostas do projeto de iniciativa popular Eleições Limpas

      A Coalizão pela Reforma Política Democrática, formada por mais de uma centena de entidades representativas da sociedade civil brasileira, entre elas OAB, CNBB e MCCE, apresenta as principais propostas do seu projeto de reforma política :
1. Afastar o poder econômico das eleições
O projeto Eleições Limpas propõe o financiamento público de campanha, associado ao financiamento de pessoas físicas, limitado a R$ 700,00 por contribuinte e até 40% do total da contribuição pública.
A Coalizão argumenta que o poder econômico, financiando campanhas eleitorais, compra candidatos, impõe sua vontade no Executivo e no Legislativo e faz com que a maioria dos parlamentares não represente o povo. A forma atual do financiamento de campanhas é o maior canal de corrupção eleitoral.
2. Adotar o sistema eleitoral proporcional em dois turnos
O sistema eleitoral é o método para escolha dos deputados federais, dos deputados estaduais ou distritais e dos vereadores.
O projeto Eleições Limpas mantém o sistema proporcional atual, porém propõe que esses parlamentares sejam eleitos em dois turnos. No primeiro turno, o voto é dado ao partido, em seu programa, e na lista pré-ordenada de candidatos, elaborada democraticamente, em eleições internas. No segundo turno, o voto é dado ao candidato de preferência do eleitor, conforme a lista elaborada no primeiro turno.
A Coalizão considera que esse novo sistema favorece uma eleição em torno de propostas, preserva o direito do eleitor de decidir quem será eleito, valoriza o partido político, combate os partidos de aluguel e reduz custos de campanha.
3. Fortalecer a democracia direta
O projeto Eleições Limpas propõe nova regulamentação dos mecanismos da democracia direta, determinando os assuntos que deverão ser objeto de plebiscito ou referendo, tais como concessões de serviços públicos, privatizações, realização de obras de grande impacto ambiental, etc. O projeto também facilita a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular.
4. Ampliar o papel da mulher na política
O projeto Eleições Limpas favorece a participação da mulher por meio da alternância de gênero nas listas dos candidatos. Também prevê estímulos para que os partidos lancem candidatos oriundos de segmentos sociais sub-representados.
A Coalizão está colhendo assinaturas em apoio ao projeto de lei. Ainda não são admitidas assinaturas pela internet. Para conhecer o projeto e baixar o material de apoio, acesse
www.reformapoliticademocratica.org.br