domingo, 12 de outubro de 2014

França : Eleições municipais – anulações - LESCAR

        Em março deste ano houve eleições municipais na França. Desde então, Tribunais Administrativos têm anulado a votação em diversas comunas. Conheceremos aqui no blog alguns desses casos:
1. LESCAR
Lescar é uma cidade situada ao sul da França, no departamento Pirineus-Atlânticos (64), na região Aquitaine. A população é de 10.322 habitantes. Na eleição municipal de 2014, havia 7.531 eleitores inscritos. Desses, votaram 72,89%, isto é, 5.489. Os votos válidos foram em número de 5.340. A abstenção em Lescar costuma ser inferior à média nacional. As votações da extrema direita e da extrema esquerda costumam ser também inferiores à média nacional nessa cidade.
O Tribunal Administrativo de Pau anulou a eleição municipal na comuna de Lescar. Isso porque no segundo turno os dois candidatos obtiveram exatamente o mesmo número de votos, um fato sem precedentes no departamento Pirineus-Atlânticos, sobretudo numa cidade de mais de 10.000 habitantes.
O prefeito que disputava a reeleição pelo Partido Socialista, Christian Laine, e seu opositor, o candidato de centro-direita Philippe Coy, obtiveram 2.670 votos cada um. O prefeito foi considerado eleito por ser o mais velho. Mas ambos ingressaram em juízo pedindo a anulação do pleito. O eleito declarou : “é preciso garantir a democracia, eu quero ser eleito mas não a qualquer preço”.
O relator do caso considerou ter havido irregularidades em duas cédulas. Dois eleitores não teriam entrado na cabine de votação para votar, fato que teria ocorrido logo antes do encerramento da votação.
Ainda cabe recurso da decisão do Tribunal Administrativo de Pau, prolatada em 30 de setembro, e todo eleitor é parte legítima para recorrer, no prazo de um mês. Novas eleições deverão ocorrer em três meses contados do trânsito em julgado da decisão.
            Enquanto isso, a cidade está sendo administrada por uma delegação especial de três pessoas que se encarrega das questões quotidianas.