domingo, 1 de maio de 2016

EUA : Democracia direta em discussão na Califórnia

No dia 12 de maio próximo, uma rádio pública da Califórnia promoverá um importante debate sobre a democracia direta no Estado.
Neste ano, estima-se que no momento da eleição, em novembro, haverá um número recorde de iniciativas populares sendo votadas na Califórnia – mais de uma centena já foram apresentadas à Secretaria de Estado.
Em vigor desde 1911, o processo californiano de iniciativa popular permite aos cidadãos submeter seus próprios projetos de lei à consulta popular.  
O formato da democracia direta na Califórnia reúne a um só tempo iniciativa popular e plebiscito: os projetos que recebem um certo número de assinaturas são incluídos na cédula de votação para aprovação popular. Cada projeto de lei de iniciativa popular deve tratar de um único assunto; mas não há matérias vedadas.
O debate vai abordar a questão de saber se o eleitor médio está tão bem preparado para avaliar projetos de lei complexos quanto legisladores eleitos, que contam com assessoria em tempo integral.
Além disso, estará em discussão a questão de saber se, considerando que a razão de ser do sistema é a plenitude da democracia direta, a aprovação direta de projetos de lei de iniciativa popular na Califórnia não acabaria na verdade por permitir que o poder econômico exerça influência dominante nesse processo.
Os especialistas que participarão do debate serão perguntados sobre se o processo californiano de iniciativa popular não é controlado mais por grandes empresas, sindicatos e indivíduos abastados do que por eleitores comuns.

Nesse caso, os debatedores farão propostas para a reforma do sistema, com ênfase nas regras aplicáveis ao financiamento das campanhas para aprovação das iniciativas.