terça-feira, 22 de março de 2016

França : Tendência de escolher o candidato a presidente por meio de eleições primárias

           A exemplo do que se passa nos Estados Unidos, na França começa a tomar força a tendência de democratizar a escolha dos candidatos que vão concorrer à eleição presidencial por meio da realização de eleições primárias.
            Embora já tivesse havido eleições primárias na França anteriormente,  foi em 2011, como dito aqui no blog (ver post de 24/06/2011), que o Partido Socialista realizou as primeiras eleições primárias abertas a todos os eleitores, com a finalidade de escolher o candidato ou candidata do partido à eleição presidencial de 2012.
            Em 2017 haverá novamente eleição presidencial, e a discussão sobre as primárias como método de escolha dos candidatos está na ordem do dia.
            À direita do espectro político, o partido Os Republicanos (ex-UMP), presidido pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, prevê a realização de eleições primárias em novembro deste ano.

            À esquerda, o atual presidente, François Hollande, do Partido Socialista, é candidato à reeleição; mas há todo um movimento organizado em favor da realização de eleições primárias pela esquerda também.