terça-feira, 22 de março de 2016

França : Eleições primárias – regime jurídico em formação

Considerando que as primárias tendem a se tornar cada vez mais frequentes na França, começam a surgir questionamentos sobre como assegurar a legitimidade dos resultados, em especial no que diz respeito à definição de regras aplicáveis ao financiamento da campanha e à organização dos escrutínios.
Por essa razão, foram propostos diversos projetos de lei destinados a regulamentá-las, mas nenhum texto foi até hoje aprovado pelo Parlamento. Sendo assim, a definição das regras e a organização das primárias seguem a cargo dos próprios partidos políticos.
            Porém, na falta de uma lei que discipline a matéria, o Ministério do Interior francês acaba de baixar uma circular dirigida aos préfets, que são os representantes do governo nacional nos departamentos, tratando da organização das eleições primárias pelos partidos políticos.
            Nessa circular, o Ministério do Interior prevê os modos transmissão do cadastro de eleitores aos partidos políticos, e a disponibilização de locais de votação, de material de votação (tal como urnas e cabines de votação) e de pessoal.
Quanto ao material de votação, a circular contém uma ressalva: são insuscetíveis de empréstimo aos partidos políticos por ocasião da organização das eleições primárias os envelopes oficiais e os painéis para colagem de cartazes, que são reservados às eleições oficiais.

Quanto ao financiamento da campanha e à prestação de contas, a circular anuncia que a Comissão Nacional das Contas de Campanha e dos Financiamentos Políticos publicará um guia contendo as regras a serem seguidas por partidos e candidatos nas eleições primárias.