quinta-feira, 7 de junho de 2018

EUA: A Proposition 14 e a eleição primária na Califórnia


Introdução

          Nesta terça-feira 5 de junho de 2018 realizou-se a eleição primária na Califórnia, para escolher os candidatos que vão concorrer às eleições gerais de meio de mandato (mid-term elections) em novembro.       
Uma das alterações no direito eleitoral dos EUA que incorporei à 2ª edição do livro Direito Eleitoral Comparado – Brasil, Estados Unidos, França (no prelo) foi introduzida em 2010 pela Proposition 14 no direito eleitoral da Califórnia, com impacto na eleição primária deste ano.
            Como sabem os leitores do livro e do blog, nos EUA grande parte do direito eleitoral é estadual, fato que tem suas origens na história do país. Os Estados foram fundados antes da federação, com ordens jurídicas encimadas por constituições anteriores à Constituição federal e às leis federais.
            Desde a sua fundação até hoje, os Estados são ciosos de sua autonomia, e resistem à ideia de ceder porções dela ao poder central. Sendo assim, os Estados mantém parte significativa do direito eleitoral posta nas constituições estaduais e nos códigos eleitorais estaduais.
            Não é menos verdade que, observando as disposições de um grande número de constituições estaduais e códigos eleitorais estaduais, nota-se uma recorrência nos temas tratados, mas que são disciplinados de modo variável.  
            Aqui veremos um aspecto do direito eleitoral da Califórnia que está na ordem do dia, lembrando ser a Califórnia o Estado mais rico e populoso do país, conhecido por sua capacidade permanente de reinvenção em todos os campos, bem como adoção de leis e práticas tidas como modernas e avançadas em matérias como meio ambiente e costumes.

Primeira Parte: O espírito da Proposition 14 e a aprovação em consulta popular em 2010

A. O espírito da Proposition 14

            O site da Secretaria de Estado da Califórnia traz informações sobre a principal matéria tratada pela Proposition 14 e pelas leis dela decorrentes: a forma de votação nas eleições primárias no Estado. As alterações referem-se às escolhas de candidatos para concorrer aos cargos denominados voter-nominated. Esses são aqueles cujo modo de designação dos candidatos foi alterado pela Proposition 14: governador, senador federal, deputado federal, senador estadual e deputado estadual.
            O tom geral desse texto informativo é coerente com essa denominação, voter nominated: ela subentende um reforço da soberania popular, por atribuir ao eleitorado inteiro diretamente o poder de escolher os candidatos que vão disputar a eleição geral, sem divisão dos eleitores e dos candidatos em partidos, como ocorria até então nas eleições primárias, que eram primárias partidárias.
            A ideia era tornar a eleição menos ideológica, e eleger legisladores mais pragmáticos e produtivos, capazes de equacionar os problemas que o Estado vinha enfrentando, em especial o déficit orçamentário.
            Embora por um lado essa intenção tenha sido sincera, visto de outro ângulo é possível também apontar um reforço do personalismo, pelo enfraquecimento dos partidos políticos, consubstanciado no voto indistinto de todo o eleitorado em candidatos que não mais se apresentam conforme sua cor partidária.
Personalismo esse que já é a marca do sistema majoritário uninominal (”distrital”) vigente para a escolha de parlamentares nos EUA, agora ainda mais robustecido na Califórnia pelas alterações introduzidas pela Proposition 14.

B. A consulta popular em 2010

            1. A democracia direta na Califórnia

Na Califórnia, alterações na Constituição estadual e nas leis podem, e, em certos casos, devem, ser submetidas a aprovação popular, por meio de referendo.
A submissão da medida a consulta popular pode ser decidida pelo Poder Legislativo Estadual ou atender a um abaixo-assinado de eleitores registrados.
A própria alteração submetida a consulta popular pode ter sido elaborada pelo Poder Legislativo ou diretamente pelo povo.
Algumas alterações legislativas são de consulta popular obrigatória, como as emendas à Constituição estadual.

2.  A elaboração e a aprovação da Proposition 14

a. A elaboração legislativa

A proposta de emenda constitucional que deu origem à Proposition 14 foi de autoria do senador estadual Abel Maldonado, com base numa minuta elaborada pela ONG Independent Voter Project. Foi aprovada pelo Senado estadual por 27 votos a 12, e na Assembléia Legislativa por 54 a 20. A proposta foi apoiada pelo então governador Arnold Schwarzenegger, como parte de um acordo político no qual em troca o senador Maldonado se comprometeu a apoiar o orçamento de 2009-2010. Obviamente, a proposta foi combatida pelos partidos políticos.

b. A aprovação popular

Como a Proposition 14 alterou a Constituição estadual, ela teve que obrigatoriamente ser submetida a consulta popular.  A consulta popular sobre a Proposition 14 integrou a cédula de votação nas eleições estaduais de 8 de junho de 2010. Na ocasião, foram submetidas cinco alterações legislativas a consulta popular. Realizou-se igualmente, nessa ocasião, eleição especial de um senador estadual e de um deputado estadual, além de eleições primárias para todos os cargos eletivos estaduais, para uma cadeira no Senado federal, para todas as cadeiras do Estado na Câmara dos Deputados, para a Assembleia Legislativa e metade do Senado estadual.
A Proposition 14 foi aprovada por 54% dos votos.

Segunda Parte: Principais alterações introduzidas pela Proposition 14

A.  Condições de elegibilidade dos candidatos avulsos

            Como dito, a intenção precípua e declarada que inspirou os redatores da Proposition 14 foi a de reforçar a soberania popular, por atribuir ao eleitorado inteiro, sem dividi-lo conforme filiação partidária, o poder de escolher os candidatos que vão concorrer na eleição geral.
            Assim, a regra de que os candidatos independentes (avulsos) não podiam ter pertencido a nenhum partido político nos 3 meses anteriores à eleição foi revogada pela Proposition 14, que desse modo permitiu a todos, inclusive os filiados a partido político, que, querendo, concorram como independentes.

 B. Mudanças nas regras para eleições primárias exceto as presidenciais

             A principal alteração introduzida pela Proposition 14 refere-se às regras que disciplinam as eleições primárias no Estado da Califórnia. Foram modificadas as regras para as primárias para todos os cargos eletivos de âmbito estadual (cargos esses, como dito, desde então denominados voter-nominated – deputado federal, senador federal, governador, deputado estadual e senador estadual).
A Proposition 14 não alterou o regime jurídico das primárias presidenciais.
Ela previu que se realizasse uma única primária em cada distrito, na qual concorrem candidatos de todos os partidos, bem como os independentes (avulsos), e na qual os dois candidatos mais votados são escolhidos para disputar a eleição geral. Até então, havia primárias partidárias para escolher o candidato do partido na eleição geral.
Desse modo, os candidatos passaram a poder optar por declarar ou não sua preferência partidária na cédula da primária, e aos partidos não mais é dado indicar candidatos para esses cargos, que passaram a ser  voter-nominated. Os dois mais votados na primária única não são formalmente os candidatos de nenhum partido, mesmo que tenham declarado preferência partidária. 
          Note-se que se fala desde então em “preferência” partidária, e não mais em filiação, mesmo quando essa indicação é exigida (como nas primárias presidenciais, que continuam a ser partidárias). O termo “preferência” substituiu o termo “filiação” por ser mais consentâneo com o espírito das alterações introduzidas pela Proposition 14. 

Conclusão

            Estudo acadêmico realizado em 2015 mostrou que os resultados das alterações introduzidas pela Proposition 14 foram bem menos significativos do que o esperado.
            Isso porque o eleitorado se mostrou mais apegado às preferências partidárias dos candidatos do que previam os proponentes da medida. Os eleitores se mostraram propensos a eleger candidatos que representam os mesmos polos partidários existentes antes da mudança.
            O estudo mostrou pouca evidência de que a escolha tenha se tornado mais pragmática e moderada e menos ideológica e polarizada. No espírito dos eleitores, os candidatos continuam a se dividir sob o mesmo guarda-chuva partidário. O sistema parece não ter sido capaz de excluir os partidos da política.
            Nesta eleição primária de 2018, as opiniões estão divididas sobre os resultados atuais da mudança. Há quem considere que na Califórnia os políticos moveram-se para o centro enquanto no restante do país tendem a se situar nos extremos; e há quem considere que a reforma se fundou numa mentira – a de que os que estavam descontentes com políticos de direita e de esquerda votariam no centro.

Referências

BARABAK, Mark Z. Top-two primary system hasn’t worked as proponents promised. Los Angeles Times, 8 fev. 2015. Disponível em:  <http://www.latimes.com/local/politics/la-me-pol-california-politics-20150208-story.html>. Acesso em: 7 jun. 2018.

NAGOURNEY, Adam. Here’s How California’s  ‘Jungle Primary’ System Works. The New York Times, 24 maio 2018. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2018/05/24/us/california-primary-election-rules-system.html>. Acesso em: 7 jun. 2018.

PADILLA, Alex. California Secretary of State. Voter-Nominated Offices Information. Disponível em: <http://www.sos.ca.gov/elections/voter-nominated-offices/>. Acesso em: 7 jun. 2018.

TELLES, Olivia Raposo da Silva. Direito Eleitoral Comparado – Brasil, Estados Unidos, França. 2 ed (no prelo).

Wikipedia. California ballot proposition. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/California_ballot_proposition>. Acesso em: 7 jun. 2018.

Wikipedia. California Proposition 14 (2010). Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/California_Proposition_14_(2010)>. Acesso em: 7 jun. 2018.