terça-feira, 2 de agosto de 2016

Brasil : A novidade das mulheres, por Luiz Carlos dos Santos Gonçalves*

Leia artigo publicado no blog da PRE-SP:

As eleições de 2016 tem sido consideradas uma espécie de "laboratório" para muitas medidas, trazidas pelo Poder Judiciário (como a proibição de doações de pessoas jurídicas) ou pela mini-reforma eleitoral de 2015 (redução do tempo de campanha, limites de gastos para as candidaturas, restrições à propaganda eleitoral).

Se derem certo, ficam.

Se derem errado, sairão por força da próxima lei da mini-reforma eleitoral que, com 100% de certeza, será publicada em setembro de 2017, exatos trezentos e sessenta e seis dias antes das eleições de 2018...

Claro que "dar certo" é um juízo que depende de quem faz. Nem sempre o que dá certo para os eleitores, dá certo também para os partidos, candidatos e para a classe política.

Surge, porém, uma novidade que não depende dos tribunais nem dos congressistas: é a participação política das mulheres. Fizemos aqui um evento na PRE-SP para discutir igualdade entre os gêneros nas eleições e foi
algo maravilhoso e forte. Mais de duzentas mulheres e trinta homens compareceram e fizeram propostas argutas e ousadas.

Os partidos que fiquem atentos e larguem o machismo que, historicamente, não gosta de ver mulheres disputando ou exercendo o poder: a sociedade já vai adiante, querendo mecanismos constitucionais e legais que assegurem a igualdade de todos e todas."
  

* Luiz Carlos dos Santos Gonçalves é Procurador Regional Eleitoral em São Paulo